HANDS

by

O sonho é grande, gigante mesmo: acelerar o cenário artístico no Brasil que parece estacionado. Para não ficar só na falação, botamos a mão na massa – por enquanto de forma discreta e humilde, mas com muito entusiasmo. HANDS foi criado com a proposta de incentivar as pessoas que estão fazendo coisas legais por aí sejam eles ilustradores, artesãos, estilistas, além de divulgar novas galerias e espaço de arte que fazem o mesmo que este blog. A idéia é tentar integrar a comunidade de cabeças pensantes com ânimo e energia para deixar sua marca no cenário de arte “handmade” e “do it yourself (DIY)”. Em outras palavras: HANDS quer dar uma mãozinha para quem usa as suas mãos para criar camisetas, desenhos, quadros, acessórios – o que for – únicos, exclusivos e especiais. HANDS ainda é um projeto pequeno e simples, mas que pode ser grande e elegantemente complexo – só depende de nós mesmos.

Pedimos desculpas em adiantado pela associação “geek”, mas tem melhor maneira de analisar o comportamento da maioria das pessoas atualmente do que a partir da Primeira Lei de Newton? A inércia é a tendência de um corpo que está em repouso a manter seu estado inicial. Pois bem. Dá para notar que o cenários das artes por aqui tem feito pouco em relação a todo talento que tem nas mãos. A produção se dá de modo muito devagar e, muitas vezes, os artistas não tem qualquer conexão com seus próprios colegas. Vamos deixar claro: isso nada tem a ver com falta de boas idéias ou até mesmo vontade. O que acontece é que cavamos um fosso enorme entre o “sonhar” e o “realizar”. Ele só cresce dia após dia e empurramos para cada vez mais longe a concretização de planos e projetos que muitas vezes são brilhantes. Por fim, enterramos as idéias, como já fizemos por muitas outras vezes, surgindo assim aquela sensação de “Socorro! não consigo realizar nada.”. Parece familiar?

Bem, a classe artística brasileira sofre deste mal há anos. Existe, de fato, um desencontro entre artistas e público. Um procura o outro, mas não conseguem se achar. Parece que não há gente fortalecendo a nova arte brasileira. Mas há. Parece que não há pessoas interessadas na nova arte brasileira. Mas, acredite, há. Falta dar voz às pessoas talentosas que estão surgindo ou que já estão por aí, mas escondidas. Só assim elas poderão se comunicar e mostrar tudo que tem a oferecer. É necessário coragem, no entanto. Determinação, insistência e toda a paixão que você puder dar para fazer da sua arte algo grande. O segredo é aceitá-la como estilo de vida e lapidar seu talento diariamente.

Ah, claro! Newton ainda completa: todo corpo continua em repouso a menos que seja forçado a mudar seu estado por forças aplicadas sobre ele. Estamos dispostos a dar um empurrãozinho, pode ser?

(texto Juliana de Faria)

HANDS é:
+++ Ana Helena Tokutake – ana@iamana.org
+++ Diego Denardi – vídeos – diegod@diegod.tv
+++ Juliana de Faria – textos – jufaria@gmail.com

Advertisements

4 Responses to “HANDS”

  1. Edson Soares Says:

    Filha! Que texto incrível…. começaram mto bem…. quero ser empurrado tb…rs…Mto boa a idéia…não deixem essa de lado… plis!!!

  2. Maranhão Says:

    Suerte, guapa!

  3. Brunão Says:

    Demais pessoal, a princípio achei que era mais um spam do twitter, mas ainda bem que cliquei.
    Boa sorte, qualquer coisa me chamem!

  4. Hands up! | Says:

    […] vocês vão ouvir falar dele em um futuro breve. E para entender melhor minha empolgação, leiam o texto de apresentação assinado pela Juliana. Eu li e quase me emocionei, […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: