SITE///BUY HANDMADE

by

handmade


O BuyHandMade merece uma visitinha. Lá, encontramos textos defensores da arte feitos à mão – tudo com muita delicadeza, claro, nada de protestos ou selvageria anti-capitalista. É bonito como todo mundo ali apóia o handmade, focando nos produtos mais únicos e especiais por serem feitos um a um.

Isto me lembra da expressão japonesa wabi-sabi, cujo conceito é enxergar a beleza das coisas imperfeitas. Como um livro já amarelado e com folhas amassadas que guarda a graça de ter sido lido por tantas pessoas. Ou uma colcha de retalhos, em que cada retalho tem um tamanho, uma textura e aparência, sem harmonia nenhuma, mas que todos juntos formam uma explosão de cores.

O handmade é totalmente wabi-sabi. Duas cerâmicas, por mais que parecidas, não serão iguais, nem 100% proporcionais ou simétricos. As mãos não são automáticas e a mente não é movida a pilha. Isso faz com que cada peça seja única com suas marcas particulares. É aí que está todo o encanto: poder ver essas peculiaridades da alma humana – tristeza, alegria, ansiedade, cansaço – refletidas na arte. Eu valorizo.

“I pledge to buy handmade for myself and for my loved ones, and request that the others do the same for me”

Eu me comprometo a comprar produtos feitos a mão para mim e pessoas que eu gosto e peço que todos comprem também”

Leave a Reply

